sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Oficina treina educadores e adolescentes contra os maus-tratos


Adolescente "vacina" adultos contra os maus-tratos

37 pessoas (25 educadores e 12 adolescentes) participaram da oficina “Como realizar a campanha de vacinação contra os maus-tratos” em Sorocaba (SP) nos dias 9 a 11 de novembro. A campanha foi idealizada pela Juventud para Cristo do Uruguai, que enviou dois educadores para ministrar o conteúdo do evento: o psicólogo Alberto Vazquez e a assistente social Luciana Noya. A campanha já foi realizada em diversos países, entre eles, Peru, Equador e Bolívia. Esta oficina fez parte das atividades da Campanha Latino-americana pelos Bons Tratos da Criança, organizada pelo Movimento Cristão Juntos Por La Niñez. No Brasil, ela é liderada pela Rede Mãos Dadas.

Com uma metodologia participativa e divertida, os presentes aprenderam a importância de valorizar a criança e como defendê-la contra a violência. Alberto Vazquez diz que a proposta é orientar as próprias crianças e adolescentes das instituições, para que eles sejam os protagonistas da campanha. “São eles que fazem o convite aos adultos, para começar a conscientização e mudança de hábito. A participação deles é o diferencial”, afirmou.

A oficina foi encerrada com a realização da Campanha de Vacinação contra os Maus-tratos nas ruas de Sorocaba. Com caras pintadas, vestindo a camisa da campanha e distribuindo folhetos e balas, os participantes da oficina abordaram dezenas de pessoas nas ruas e praças. Com alegria, foi possível transmitir a mensagem contra a violência de crianças e adolescentes.

Grupo sai pelas ruas na Campanha de Vacinação contra os Maus-tratos

Para Carlos Más, diretor da Associação Refúgio e coordenador da Campanha Latino-americana pelos Bons Tratos da Criança no Brasil, a oficina “foi um sucesso. Tivemos várias organizações participando, vindas de cinco Estados e um bom número de adolescentes e jovens. Alberto e Luciana cativaram a todos com a forma descontraída e, ao mesmo tempo, profunda com que desenvolveram os temas que cercam a campanha”.

A oficina foi organizada pela Associação Crianças de Belém, Associação Refúgio, Exército de Salvação, Programa CLAVES, Rede Mãos Dadas, com o patrocínio da Secretaria Municipal de Juventude de Sorocaba (SP), e o apoio da Igreja Presbiteriana Filadelfia e o Projeto Morumbi.

Adolescentes participaram de oficina contra maus-tratos

As organizações que participaram da oficina foram as seguintes: Programa Claves Brasil (SP), Casa de Assistência Filadélfia (SP), Visão Mundial (PE), Associação Beneficente Filádélfia (SP), Exército da Salvação (SP), GRASA – Grupo de Apoio ao Combate a Droga e Álcool Santo Antônio (Sorocaba), Secretaria da Juventude (Sorocaba), Associação Bom Pastor (Sorocaba), Igreja Presbiteriana de Viçosa (MG), Cristã da Família (SP), Edificando Cristo (SP), Exército da Salvação (SC), Prefeitura de Sorocaba – NAIS (Sorocaba), Exército da Salvação (RJ), Centro Evangélistico Vale da Benção (Araçariguama – SP).

Crédito das fotos: Alexandre Gonçalves. Veja o álbum completo aqui

Clique aqui e baixe a cartilha sobre como realizar a Campanha de Vacinação contra os Maus-tratos

Nenhum comentário:

Postar um comentário