quarta-feira, 30 de março de 2011

A lição da pequena Luz Mariana




por Lidia Klava da Silva*

Luz Mariana é uma menina pequena, mas de olhos grandes, cabelos amarelos queimados pelo sol, muito inteligente, inquieta e normalmente com um grande sorriso estampado no rosto. É sempre a primeira a terminar qualquer atividade e está sempre pronta para ajudar os companheirinhos do PEPE. Ela é nossa aluna em Coronel Oviedo, uma cidade a duas horas de Asunción, capital do Paraguai. Luz já entregou sua vida ao Senhor e tem sido uma verdadeira missionária dentro de sua família.

Há duas semanas chegou ao PEPE usando um vestidinho xadrez de algodão que ia até os tornozelos. Só dava para ver as pontas dos dedos na sandália amarrada com elástico, na tentativa de acomodar os pés maiores que o calçado.

A menina estava eufórica:

- Vou comer churrasco. Vou comer churrasco!

A missionária educadora a interrompeu:

- Do que você está falando?

- Ah profe! É o aniversário de mi abuela (avó).

Era um grande acontecimento na família de Luz Mariana: o aniversário da abuela. Tios, primos e filhos da abuela, toda a família se reuniu para festejar o aniversário. O asado (churrasco) foi na casa da avó. As mulheres preparam a sopa paraguaia (um bolo salgado), cozinharam a mandioca e, quando tudo estava pronto, se aproximaram da mesa para almoçar. Os mais afoitos já começaram a se servir. Foi quando Luz Mariana em meio ao burburinho se fez ouvir:

- Ops!

Ela bateu fortemente as mãozinhas, com os dedos cheios de anel de plástico.

- Esperem, esperem um pouco! Antes de comer, devemos agradecer a Deus a vida da abuela.

Todos a olharam surpresos!

- ...E também devemos agradecer a Deus nossa festa e comida gostosa - continuou ela.

O ruído foi diminuindo lentamente, até que se fez silêncio absoluto. Nossa pequena Luz Mariana se equilibrou sobre um banquinho rústico na ponta da mesa e disse com autoridade:

- Agora abaixem a cabeça e fechem os olhos. Eu vou orar e vocês repetem - ordenou ela. E ali aquela grande família, inclusive, abuela, repetiram a oração de gratidão pela bondade de Deus através daquela menina pequenina, franzina, e com os cabelos queimados de sol, mas com um coração novinho e cheio do amor de Deus! Quando terminou de orar, ela disse:

- Eu aprendi no PEPE que a gente sempre deve agradecer a Deus, e vocês precisam lembrar de ser agradecidos.

Quando Luz Mariana terminou de orar, todos tinham os olhos marejados de lágrimas, e a abuela comentou:

- Me sinto envergonhada, que minha neta tão pequena nos tenha que ensinar uma lição tão importante!

Desde este dia a família tem se aproximado da Igreja. Luz Marina é aluna da Escola Bíblica Dominical e chega todos os domingos trazendo um grupo de outras crianças do bairro.

Ore por Luz Mariana, esta pequenina, com os cabelos queimados de sol mas com um grande coração purificado por Jesus. Temos muitas outras “Luz Marianas” que são instrumentos vivos do Senhor!

* Lidia Klava da Silva é executiva do PEPE na América Latina.


O PEPE - Programa de Educação Pré-Escola, é um programa social, educacional, evangelístico e missionário, desenvolvido pelas igrejas evangélicas em apoio às crianças das comunidades de baixa renda ao redor do mundo. O PEPE também é parceiro da Rede Mãos Dadas.fonte da materia: revista mãos Dadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário